24 março, 2020

#FiqueEmCasa e... escreva seu projeto!


A pandemia de Coronavírus fez com que todos adotássemos medidas de isolamento para conter a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, muitas dúvidas surgem porque têm coisas que ficam mais difíceis ou até impossíveis, e as atividades culturais foram suspensas. Mas seguimos juntos: nessa postagem respondemos as perguntas mais recorrentes recebidas por nossa equipe nos últimos dias:


1. Os editais serão prorrogados?
Os editais 2020 do Programa VAI foram lançados com previsão de inscrições até o dia 31/03/2020.
Estamos avaliando os impactos das restrições impostas neste período de isolamento e emitiremos um comunicado nos próximos dias sobre este assunto.
A mensagem para o momento: continuem escrevendo seus projetos e fazendo as inscrições. Não deixem para última hora.

2. Como posso conseguir as cartas de anuência?
As cartas de anuência não são obrigatórias, mas dão consistência ao projeto.
Os Centros Culturais e Teatros da Secretaria Municipal de Cultura, apesar de fechados para atendimento presencial, continuam respondendo dúvidas e emitindo cartas de anuência por e-mail. Caso o coordenador do equipamento não possa assinar a carta, ele pode manifestar a concordância respondendo ao e-mail. Depois, basta salvar esta conversa como PDF e encaminhar com a sua inscrição - vale para indicar que o projeto está planejado para virar realidade.
Disponibilizamos os e-mails de todos os equipamentos na aba VAI 2020 do blog (clique aqui)

3. Se eu não conseguir as assinaturas de toda a ficha técnica, posso escaneá-las e colar no documento?
Apesar de parecer uma solução, inserir assinaturas dessa forma em documentos não tem valor legal. Por isso, a orientação é encaminhar a ficha com as assinaturas que conseguirem coletar -- sem colocar ninguém em risco. Após a seleção, daremos um prazo aos selecionados para que todas as assinaturas sejam apresentadas.
Se tiver condições, pode anexar ao projeto prints de reuniões ou teleconferências feitas pelo coletivo durante o período de elaboração do projeto. Isso ajuda a demonstrar que o coletivo está unido e trabalhando no projeto, apesar de os membros não terem conseguido assinar a ficha técnica.

4. As inscrições presenciais estão acontecendo?
Não. Como vivemos uma situação crítica, nenhum dos postos previstos -- nas unidades do Descomplica SP e na sede da SMC -- está recebendo inscrições no momento.
Nos próximos dias emitiremos um comunicado sobre essa situação. Nosso conselho: acesse o Manual de Inscrição Online e veja como é simples fazer a inscrição pelo Portal SP 156.
Se tiver dificuldades para alguma etapa, divida com a equipe do VAI. Por exemplo, a maioria das pessoas não possui um scanner em casa para digitalizar os documentos. Mas há soluções: por exemplo, programas gratuitos que permitem fazer digitalização através do celular. O google drive é um deles: clique aqui pra ver as instruções. Fazendo isso, todo o material que já estiver pronto para ser entregue em um posto de inscrição presencial, pode ser digitalizado em formato PDF para que a inscrição seja feita online.

5. Meu projeto foi contemplado em 2019, mas as atividades estão suspensas. Posso me inscrever no edital de 2020?
Pode sim. Vamos garantir a prorrogação de todos os projetos de 2019 prejudicados por conta das ações de prevenção à Covid-19. Aqueles que estiverem nessa situação e forem contemplados em 2020 terão um tratamento especial - a ideia é organizar os procedimentos para não prejudicar ninguém nesse momento excepcional.

6. Como faço para conseguir contato com o Programa VAI?
Se você é integrante de um dos coletivos contemplados em 2019 e a dúvida é sobre o projeto em andamento, faça contato por e-mail direto com o técnico ou técnica que acompanha seu projeto.
Se as dúvidas são gerais sobre o programa e sobre a edição 2020, você pode ligar para a central de atendimento do SP 156, falar com um dos atendentes do chat no Portal SP 156 ou ainda enviar um e-mail para programavai.edital2020@gmail.com

Continue acompanhando o Programa aqui pelo blog e pela página no facebook. E, por favor, siga todas as orientações dos órgãos de saúde: por você e por todos nós!