21 agosto, 2014

Mostra de Cinema Guarani


AGOSTO INDÍGENA + ALDEIA SP
 

No mês de agosto a Prefeitura de São Paulo realiza dois projetos com finalidade de promover a cultura indígena.  Os eventos culturais Agosto Indígena e Aldeia SP realizarão atividades em diversos CEUs da cidade. 
 Os povos indígenas trazem uma importante contribuição ao incremento da diversidade cultural brasileira e com a Constituição Federal de 1988 a diversidade cultural passa a ser reconhecida como constitutiva do Estado Brasileiro. Junto a esse reconhecimento advém o direito dos povos indígenas à sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, bem como sobre as terras que tradicionalmente ocupam. As atividades propostas visam incluir a questão indígena nas pautas cultural e educacional da cidade.
 A Constituição de 1988 bem como os marcos legais estabelecidos pelos organismos internacionais instauram as bases para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a efetivação dos direitos dos povos indígenas. Desse modo, as culturas indígenas acabam por surgir como um tema transversal estratégico no desenvolvimento de políticas nos diversos campos que conformam a administração pública: meio ambiente, educação, saúde, e cultura, entre outros.
            O projeto Aldeia SP, realizado pelo Núcleo de Cultura Indígena em parceria com a PMSP consiste na realização de uma Mostra de Cinema Indígena. Durante os dias 19 a 23 serão realizadas projeções de filmes e palestras com realizadores indígenas em diversos CEUs da Cidade de São Paulo. Os filmes a serem exibidos na mostra são de autores indígenas, realizados no âmbito da experiência de formação em áudio visual no âmbito do Projeto Piloto de 30 Pontos de Cultura Indígena (PCIs) do Brasil. Os debates contarão com a participação de cinco realizadores indígenas da Amazônia, que participaram do Projeto Piloto dos 30 PCIs, após a exibição de seus filmes. Também serão convidados a participar cinco integrantes das etnias Guarani e Pankararú, de comunidades localizadas em São Paulo. Serão produzidos 100 (cem) caixas de DVDs com os 30 filmes.
Dia 15 de agosto, data da  abertura oficial no CCSP – Centro Cultural Vergueiro, seguida de uma roda de conversa no sábado, dia 16, e a exibição de filmes nos dias 16 e 17 no mesmo local.    
            A realização dos projetos Agosto Indígena e Aldeias SP, no mês de agosto, diferente da comemoração do dia 19 de abril, oferece à cidade a oportunidade de celebrar no mês em que é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), uma conquista dos próprios índios do mundo inteiro. A data rememora o dia em que um índio chegou pela primeira vez à sede da ONU, na Suíça, para reclamar seus direitos, sendo instituída em 1995.
            Por ser realizada nos CEUs, voltada a professores, alunos e comunidade, o projeto também vem ao encontro da implantação que a Lei 9.394/96 alterada pela Lei 12.796/13 prevê como princípio para os sistemas educacionais brasileiros a necessidade de considerar em sua prática educacional a diversidade étnico-racial.
    O Programa de Metas 2013-2016 do Município de São Paulo, em seu 10º Objetivo, visa promover uma cultura de cidadania e tolerância, reduzindo as manifestações de discriminação de todas as naturezas. Nesse sentido, a Meta 50 pretende: Viabilizar a implementação das Leis Federais nº10. 639/2003 e nº11. 645/2008, que incluem no currículo oficial da rede de ensino a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Neste sentido, o projeto Aldeias SP promove atividades extra-curriculares que vem ao encontro e reforçam a referida meta.           

 Confira abaixo a programação da MOSTRA: