03 novembro, 2014

Os projetos do VAI nos transportes coletivos

por Carolina Flauzino



O Programa VAI apoia muitos projetos, de todos os tipos, presentes em diversos lugares de São Paulo, sempre levando um pouco mais de arte para o dia-a-dia dos seus cidadãos.
Entre os 238 projetos do Programa, pelo menos 8 deles tem algo em comum, acontecem em trens, ônibus, metrôs, plataformas e terminais rodoviários. Conversamos com os representantes de alguns desses grupos para saber um pouco mais sobre essa experiência.
            Um dos projetos apoiados pelo VAI que acompanha o paulistano no seu caminho é o “Poetas Ambulantes”, que tem o objetivo de despertar o interesse do público por literatura e divulgar a arte, através de saraus e distribuição de poemas nos transportes coletivos

           


Segundo Anna Carolina Peixoto, uma das representantes do grupo, por meio das intervenções que realizam, o público pode conhecer melhor a poesia e assim passar a gostar dela. “De início nossa intenção era apresentar a poesia a pessoas que não tinham contato com ela, mostrar a linguagem poética de uma forma mais interativa, lúdica, diferente das formalidades dos textos escritos. Muitas pessoas se questionadas dizem que não gostam de poesia, quando na verdade sequer percebem o amplo significado e abrangência da linguagem poética.”
            O projeto “Ouvi no Busão” produz pequenos contos ou crônicas baseadas nas histórias que foram escutadas ou vividas pelo público no transporte: “O projeto surgiu de uma vontade de mostrar para as pessoas o que acontece a volta delas e elas nem percebem. No início tínhamos pensado em fazer algum projeto fotográfico, para mostrar em imagens as histórias dessas pessoas que pegam o transporte, mas sentimos que em uma única fotografia não conseguiríamos colocar tantos detalhes legais que vemos, aí então entrou outra paixão nossa: o texto.” Disse Harrison Kobalski, um dos integrantes do projeto.





  A relação com o público é um dos diferenciais dos projetos que tem esse tipo de atuação, “(...) a diferença é que o contato direto com o público nos traz uma sensação sensacional, nos traz inspiração e nos mostra o que acontece no dia-a-dia das pessoas e aquelas histórias maravilhosas!” respondeu Harrison.
O projeto “Batalha da Leste”, que realiza batalhas de Mc’s na passarela do metrô em Itaquera, também está inserido nesse contexto e conta o porquê: “Por ser um ambiente de fácil acesso e também com alta rotatividade de pessoas, cheguei a conclusão de que seria o melhor lugar para fazer uma atividade que contempla jovens artistas que participam de uma cultura intimamente ligada ao ambiente urbano.” Disse Augusto Oliveira, integrante do projeto. Para ele, realizar um trabalho como esse na rua tem lá suas especificidades: “Na rua você está sujeito a tudo, (Chuva, polícia, gente desequilibrada, crianças, idosos, famílias inteiras...) em um ambiente fechado você tem uma noção de qual público irá comparecer ao evento e um controle sobre quem pode ou não participar do evento. Rua é loteria.”


Outro projeto que trabalha com o público nos meios de transporte é o Canto Calado, que leva músicas da época da Ditadura a quem passa pelos terminais de ônibus. “Se Maomé não vai até a montanha, porque a montanha não pode ir até Maomé? Tirar a apresentação dos locais fechados e transferi-la para um local tão movimentado como o terminal de ônibus foi uma forma que encontramos de levar um pouco de arte e cultura às pessoas que estivessem transitando.” A interação do público é muito interessante, porque apesar de estarem em trânsito, os projetos não passam despercebidos. “Há diversas reações diferentes: pessoas que cantam conosco, pessoas que choram e que sorriem, gente que aplaude, gente que dança e também algumas pessoas que pedem músicas!”




Além desses projetos incríveis que foram citados, existem outros subsidiados pelo Programa que estão presentes nos meios de transporte da cidade como, por exemplo, Contos de Ônibus, Correspondência Poética, Toque, Em pé de Passagem, etc.


            Portanto, os projetos apoiados pelo VAI estão presentes também no transporte, podendo transformar uma coisa que faz parte da rotina de todos em algo diferente, especial e cheio de arte, poesia. Então fique atento quando estiver indo de um lugar a outro porque você pode encontrar um projeto surpreendente no seu caminho.