23 dezembro, 2013

O VAI por quem faz

O ano em que a aprovação do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais completa dez anos está se encerrando, assim como as atividades promovidas pelos grupos contemplados em 2013. Para avaliar toda essa jornada, iniciada no período de seleção dos projetos, os coletivos se reuniram com a equipe do VAI na noite da última quinta-feira, 19.

O encontro foi marcado por agradecimentos aos responsáveis pelo acompanhamento e orientação aos grupos e ponderações acerca das condições de uso de alguns equipamentos públicos, como CEUs e Casas de Cultura. Os proponentes lembraram ainda o empenho na construção conjunta de atividades e eventos entre grupos de uma mesma região ou linguagem e destacaram a intenção de prosseguir com as parcerias estabelecidas ao longo do período de fomento.

Os avanços alcançados pelos coletivos responsáveis pelos projetos incentivados durante este ano, sobretudo na divulgação dos eventos e na publicação de trabalhos já consolidados, também foram citados nas declarações.

Os membros da equipe do programa falaram sobre o lançamento do VAI II, que estará disposto no mesmo edital do VAI. Muitos dos presentes se mostraram animados e interessados em pleitear mais uma vez o fomento a seus respectivos projetos. Além disso, a partir deste novo edital, a limitação de participações no VAI (até então de dois anos) deixará de existir. Os agentes culturais comemoraram.

Para finalizar, um momento esperado com ansiedade: o lançamento do vídeo comemorativo aos dez anos de VAI. Com depoimentos, histórias e trechos de espetáculos protagonizados pelos coletivos que passaram pelo programa durante toda a sua história, o filme mostra as potencialidades, realizações e dificuldades encontradas pelos agentes culturais que desempenham importante papel nas periferias de São Paulo.

Tanto para os proponentes e grupos presentes quanto para a equipe do Programa VAI, o encontro de avaliação apontou um saldo positivo da iniciativa em 2013. Para o ano que vem, além do VAI II, os Pontos de Cultura (edital já lançado) e o Programa Agente Comunitário de Cultura - "Bolsa-Cultura" - contribuirão para a ampliação do fomento à cultura periférica. Os produtores artísticos e a juventude, que tem acesso restrito a diversos espaços culturais na cidade, agradecem.