22 agosto, 2013

Vem aí a 3º edição do Estéticas das Periferias

O Encontro Estéticas das Periferias acontecerá entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. Em sua terceira edição, promoverá rodas de conversa e mostra cultural com mais de 150 atrações espalhadas em 43 espaços culturais, sendo 40 deles nas periferias de São Paulo. 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura desde a primeira edição, neste ano por meio da Coordenadoria de Cidadania Cultural, o evento terá sua abertura oficial no Auditório do Ibirapuera e também ganhou novos parceiros, como a Secretaria Municipal de Educação, através das salas CEUs, e da Secretaria de Cultura do Estado, que promoverá o encerramento no Parque Belém.

Inicialmente, a Ação Educativa (ONG), organizadora do Estéticas das Periferias tinha como plano realizar um ciclo de três eventos. Porém, a partir dos resultados alcançados, a organização está se propondo a realizar uma edição anual do encontro para a difusão da produção artística da periferia paulistana e de outras cidades do Brasil e do exterior. Para a edição de 2013, foram realizadas plenárias com parcerias institucionais e um grupo curatorial para definir os quatro eixos que orientaram a programação: culturas negras, direito à cidade, produção e difusão cultural e cultura de paz.

Com uma construção colaborativa, o Estéticas se consolida como encontro amplo de debates, ideias e propostas. Por considerar a primeira reunião do grupo curatorial como ponta-pé inicial, pode-se dizer que o Estéticas das Periferias está acontecendo desde abril. E temos certeza que continuará ao final desta edição.

A programação completa está disponível em www.esteticasdasperiferias.org.br/2013/.