27 maio, 2013

Expressões populares reunidas no coração da América Latina

O 1º Congresso Latinooamericano Cultura Viva Comunitária ocorreu em La Paz entre os dias 17 e 22 de maio. De acordo com o site oficial do evento, mais de 2 mil pessoas (entre elas a equipe do Programa VAI) ocuparam ruas, praças, universidades e museus da capital boliviana. Grupos de dança, poesia, artes plásticas, música e teatro se apresentaram pela cidade.



Além das expressões culturais, reuniões e encontros abertos foram realizados com o intuito de debater formas de incentivo à produção e divulgação da cultura dos povos originários e periféricos da América Latina. Lideranças de movimentos sociais e culturais, legisladores e gestores públicos, além de acadêmicos e pesquisadores estiveram presentes nas discussões acerca do fomento a essas expressões artísticas através de políticas públicas. 



A ideia da realização de um congresso surgiu a partir da percepção da necessidade de um espaço amplo em que redes de arte, cultura e comunicação comunitárias pudessem construir uma agenda comum para discutir e expor a produção cultural no continente. As ações pensadas em conjunto com o poder público visam dar voz às expressões culturais próprias do povo latinoamericano. 



Com a premissa de promover uma cultura sem fronteiras, os participantes do Congresso demonstraram que a expressão artística e o saber populares vão além de relatos históricos: estão de fato vivos.