02 março, 2010

Programa VAI 2010: Panorama dos projetos inscritos

O Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, encerrou as inscrições para a seleção 2010 de novos projetos no dia 06 de fevereiro.

Nesta 7ª edição, foram inscritos 679 projetos, sendo que 601 de pessoas físicas (89%) e 78 de pessoas jurídicas (11%).

Os projetos serão avaliados pela Comissão de Avaliação e Propostas, composta por oito membros do governo e oito membros da sociedade civil.

O resultado da seleção dos projetos 2010 do Programa VAI sairá na última semana de março e será publicada no Diário Oficial e nos sites / blogs abaixo:


No gráfico a seguir, os projetos foram distribuídos conforme a região proposta para a realização. Nele, podemos observar que a região Sul teve o maior número de inscritos, com 201 projetos. A região Leste ficou em segundo lugar, com 142.



Sul - Cid. Ademar, Campo Limpo, Capela do Socorro, M’ Boi e Parelheiros
Centro Sul - Vl. Mariana, Jabaquara e Sto. Amaro
Sudeste – Mooca, Aricanduva, Ipiranga e Vl. Prudente
Norte – Perus, Pirituba, Freguesia do Ó, Tremembé, Vl. Maria, Santana e Casa Verde
Leste - Ermelino Matarazzo, Itaquera, Penha, São Mateus, Itaim Paulista, Cid. Tiradentes, Guaianases e São Miguel
Oeste – Butantã, Lapa e Pinheiros
Centro - Sé

Pelo segundo ano consecutivo, a subprefeitura do Campo Limpo teve o maior número de inscritos. Em segundo lugar, ficou a subprefeitura da Sé.

No próximo gráfico, os projetos estão distribuídos segundo as linguagens abordadas. O maior número de projetos em 2010 se concentra nas Artes Integradas, com 110 projetos. Em segundo lugar, ficou o Teatro, com 100 projetos. Em terceiro, Música, com 82.

Em relação à idade dos proponentes, o predomínio ficou na faixa etária de 25 a 29 anos (45%). Com 35%, os jovens entre 18 a 24 anos.

Os proponentes que possuem Ensino Superior (completo, incompleto ou em andamento) ficaram em torno de 60%. Já os estudantes que completaram o Ensino Médio, a porcentagem ficou próxima dos 30%.