18 junho, 2015

Encontro da Cidadania Cultural: Linguagens + Temáticas

O Núcleo de Cidadania Cultural realizou o primeiro encontro geral entre os fomentados nos programas Agente Comunitário de Cultura, VAI, Aldeias e Pontos de Cultura. Discutido e organizado coletivamente em  reuniões abertas, este momento foi dividido em dois dias para melhor aproveitamento dos participantes.

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, aconteceu no Centro de Referência da Dança o Encontro da Cidadania Cultural: “Linguagens + Temáticas”. Compareceram cerca de 300 pessoas representando agentes, coletivos e instituições apoiadas pelos programas.
O encontro foi dividido em dois momentos de rodas de conversas, sendo o primeiro voltado à discussão por linguagens artísticas e o segundo por temáticas. Os grupos foram formados em cinco salas seguindo o critério de linguagens consideradas "distantes", como teatro e hip hop, cultura digital e cultura tradicional, entre outras, buscando estabelecer aproximações e conexões entre estas diferentes abordagens artísticas e culturais.

Na segunda parte as salas foram divididas por temáticas: cultura negra, gênero/lgbt, juventude, direito à cidade, comunicação e articulação em redes e memória e identidade, quando os fomentados puderam discutir sobre como abordam essas temáticas dentro de seus projetos e as principais questões que envolvem seu fazer cultural.

O próximo passo é a realização de encontros territoriais, nas regiões Sul, Leste, Centro-Oeste e Norte, onde o intuito maior será a articulação e formação de redes locais.


Veja as fotos desse primeiro encontro: