15 abril, 2015

Encontro dos Selecionados do VAI 2015

       Nesta segunda-feira, 13 de abril, dia no qual se comemora o Dia do Jovem, aconteceu na Praça das Artes um encontro entre os proponentes dos projetos contemplados pelo Programa VAI 2015 e a Secretaria Municipal de Cultura.
       O encontro serviu como um acolhimento do Programa, e boas-vindas aos selecionados. Além de possibilitar uma troca de experiências entre aqueles que já foram contemplados pelo VAI e pelos que estão realizando o primeiro projeto.Também estiveram presentes os membros das comissões de seleção do VAI I e do VAI II, a equipe do Núcleo de Cidadania Cultural, Coordenação do Programa VAI, o secretário Municipal da Cultura Nabil Bonduki e o prefeito Fernando Haddad.
      O evento começou com a exibição do documentário "A Periferia é o Centro – 10 anos do Programa VAI" e logo depois os contemplados foram representados em duas falas importantes, sendo uma do jovem Welisson Guedes do projeto CirculaAção dos Bobos, Bocós, Burraldos e Paspalhões, representando os presentes do VAI I e um discurso emocionado da Manuela Gonçalvesdo projeto Casa das Crioulas, representando o VAI II 

"O VAI só valida algo que a gente já faz ou que a gente já intenciona. Com muito esforço eu fiz a Casa das Crioulas, fortalecendo um grupo e um projeto. É um espaço dedicado à reflexão, formação e difusão da cultura negra feminista que tem como objetivo contribuir para um processo de produção e ampliação da cultura indígena e afro-brasileira, oportunizando o diálogo e a sensibilização através da arte para mulheres e crianças que não têm acesso à produção cultural" disse a estilista.

       Em seguida o Secretário Nabil Bonduki, criador do VAI I em 2003 e autor da lei que implantou o VAI II em 2013, também discursou sobre a importância do Programa VAI para a cidade, em especial para a periferia, e falou de sua experiência pessoal no processo de criação da lei do VAI. O evento continuou com uma fala do prefeito Fernando Haddad, que disse 

 "Tenho certeza de que muita gente boa deve ter ficado de fora. Nós devemos continuar os nossos esforços para ampliar os recursos para o VAI. Todo esforço necessário vai ser empreendido para valorizar cultura dos bairros da cidade. VAI é uma porta de entrada para muitas outras portas existentes na cidade”

durante seu discurso o prefeito convidou a técnica do VAI Renata Cirilo para contar a sua experiência e trajetória no Programa.
      O encerramento da reunião foi com uma apresentação da cantora Lei Di Dai, que, em um momento de interação com os presentes, convidou todos os MC's e dançarinos presentes para participar do seu show, proporcionando um momento de muita alegria e cultura. 
       O resultado do VAI 2015 foi publicado na terça-feira passada, dia 7, a partir de agora os projetos selecionados vão começar a por em prática suas ações para a difusão e valorização da cultura na cidade de São Paulo.

Veja algumas fotos do encontro: