09 janeiro, 2014

Trupe Sinhá Zózima lança projeto 'Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro'

Em parceria com SPTrans, a Trupe realizará apresentações artísticas e culturais gratuitas dentro de um ônibus urbano estacionado no Terminal Parque Dom Pedro II

A partir de 14 de janeiro de 2014, todas às terças-feiras, às 20h, os frequentadores do Terminal Parque Dom Pedro II, localizado na av. do Estado, s/n - São Paulo, terão acesso gratuito à programação artística e cultural com o lançamento do projeto Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro. A ação é uma iniciativa da Trupe Sinhá Zózima, que há sete anos pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, espaço de descentralização e democratização do acesso às artes e, desde 2009, realiza residência artística nesse terminal urbano.

O projeto, que conta com o apoio de sessão de espaço da SPTrans no Terminal Parque Dom Pedro II, pretende promover a cidadania artística, o encontro, a humanização do transporte, a formação de público para as artes cênicas, o diálogo com os trabalhadores. “Queremos trocar experiências com aqueles que constroem diariamente a nossa cidade, que trazem consigo a sabedoria do dia a dia, das segundas, das terças, das quartas, das quintas, das sextas, das feiras de todos os dias e de todos os cantos dessa cidade” afirma Anderson Maurício, diretor artístico e um dos fundadores da Trupe.

Será ofertada aos trabalhadores e passageiros do transporte público uma programação artística e cultural continuada, com apresentações de espetáculos teatrais, performances, rodas de debates, saraus, cantoria, cinema e encontros. As ações ocorrerão sempre dentro de um ônibus urbano, estacionado na plataforma do Terminal Parque Dom Pedro II, durante todo o ano de 2014, todas às terças-feiras, às 20h e com gratuidade em todas as ações.

A primeira atração será o espetáculo teatral Cordel do amor sem fim, com dramaturgia de Cláudia de Barral e dirigido por Anderson Maurício. O espetáculo narra estórias do universo interiorano. O ir e vir das águas do velho rio São Francisco envolve a vida dos personagens: Teresa, Antônio, Carminha, Madalena e José percorrem as margens do rio, tecendo um trajeto encantatório, como se movimentassem a própria vida no ônibus, onde a peça é encenada. O espetáculo foi apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também no continente europeu. Para saber mais sobre a Trupe Sinhá Zózima e conferir a programação completa, acesse www.sinhazozima.com.br.