29 maio, 2013

Abertas inscrições para Projeto de Extensão em Artes Cênicas

Objetivo é experimentar a criação dos atores no teatro

As atividades do Projeto de Extensão 'Laboratório de Processos de Criação Atorais' terão início em 17 de junho de 2013, no Instituto de Artes da Unesp. Os interessados em participar do Laboratório, que acontecerá às segundas-feiras das 14 às 17h30, deverão inscrever-se pelo e-mail labprocessosatorais@gmail.com, até 30/05. É necessário enviar 1. nome, 2. contatos (endereço, telefone), 3. breve currículo (máximo de dez linhas) e 4. carta de interesse sucinta.

O Laboratório de Processos de Criação Atorais, coordenado pela professora Lúcia Romano, propõe a constituição de um núcleo de trabalho no qual será estimulada a experimentação de práticas atorais e o debate em torno das mesmas, com foco nos processos de criação em teatro. Entende-se como processo de criação toda articulação de conhecimentos teóricos e práticos em procedimentos passíveis de repetição e transmissão, distribuídos num tempo de trabalho continuado, organizado de modo acumulativo, que leve à transformação da corporeidade, das convenções da cena e da relação do intérprete com a plateia; articulações estas sempre nutridas pela ação investigativa do(s) ator(es)-pesquisador(es).

O desenvolvimento das atividades práticas deverá ocorrer a partir de temas elencados pelos integrantes, conduzindo à composição de núcleos de investigação, em paralelo ao aprofundamento em material bibliográfico. As atividades também terão origem na investigação sobre as formas de se pesquisar interpretação "na prática". A pergunta sobre a natureza dos processos de criação atoral e seus desdobramentos (em treinamentos ou outras maneiras de articulação entre "perguntas motrizes" e experimentos) poderá provocar novas formas de organização dos procedimentos e de formação de "arquivos" de textos e material audiovisual.

Os envolvidos no projeto serão estimulados a encontrar modos de registro das experiências vivenciadas, em protocolos de experimentação. Esses registros serão ainda uma forma de avaliação dos resultados.