17 agosto, 2012

Cultura periférica em pauta na 2ª mostra e seminário “Estéticas das Periferias”.




Neste mês acontece em São Paulo, entre os dias 21 e 30 a segunda edição da mostra cultural e do seminário Estéticas das Periferias – Arte e cultura nas bordas da Metrópole. O objetivo do evento se concentra principalmente na discussão e exibição da cultura periferia, tendo como foco a produção artística desenvolvida nestes locais e suas influências.



“A mostra, que promete ser uma “Virada Cultural das quebradas”, acontecerá de 21 a 26 de agosto, e terá mais de 100 atividades em 30 equipamentos culturais de São Paulo, entre bibliotecas públicas, Galpão Arte em Construção, Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso, Auditório Ibirapuera, SESCs e Pontos de Cultura”

Já o seminário “acontecerá entre os dias 27 e 30 de agosto, com quatro sessões temáticas, cada uma com duas mesas de debate, todas precedidas de apresentação de trabalhos acadêmicos. As sessões serão itinerantes e todas as mesas têm uma composição básica: dois artistas, um programador e um acadêmico. Ao todo, 32 debatedores participarão das 8 mesas de debate”.

Entre as atrações, haverá dois shows inéditos. Na abertura, no dia 21, os cantores Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci cantam juntos no palco do CCJ Ruth Cardoso. A novidade fica por conta do repertório, que terá o samba como mote. No dia 26, as rodas de samba Berço do Samba de São Mateus e Samba da Vela se apresentarão juntas no Auditório Ibirapuera, com a participação de Osvaldinho da Cuíca e do mestre de cerimônias Paulo Lins, autor de “Desde de que o Samba é Samba”.

Confira a programação da MOSTRA aqui → Clique aqui 

Confira a programação do SEMINÁRIO aqui → Clique aqui