05 outubro, 2011

Exposição "Um Novo Olhar, Um Mesmo Lugar"


No dia 24 de setembro, o projeto “Um Novo Olhar, Um Mesmo Lugar” deu início a uma exposição fotográfica, que acontece em no Mercado Municipal de São Miguel Paulista. As fotos, foram tiradas pelos participantes de workshops realizados pelo projeto, e ficam expostas no piso do mercado. Ao final da exposição serão selecionadas duas fotos que irão se tornar cartões postais do bairro.

O projeto foi idealizado por Vanderson Atalaia, que junto com Elisabeth Pereira coordenam o projeto. Vanderson é estudante de publicidade e propaganda, e já vivenciou e visualizou seu bairro de diversas pontos de vista diferentes. Trabalhou como Agente de prevenção de DST/Aids, e participou de projetos da formação de pesquisadores sócio-culturais organizados pela Fundação Tide Setúbal. Hoje ele trabalha com fotografia. Elisabeth, o outro braço do projeto, é artesã e interessada em pensar o espaço geográfico e o meio ambiente. Está fazendo um curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental, e também já trabalhou com prevenção de DST/Aids, quando conheceu Vanderson e eles começaram uma parceria.

A idéia do projeto, como o próprio nome já deixa claro, é demonstrar como um lugar comum, no caso o bairro de São Miguel Paulista na região leste de São Paulo, que tem uma séria de características e detalhes que os moradores da região, em seu cotidiano, não percebem. O trabalho busca reeducar essa percepção das pessoas, trazendo para fotografias de lugares que não são novidades, que sempre estiveram ali. Lugares que nunca foram realmente visualizados, contemplados, e se tornaram só mais um entre os milhares que passamos nossos olhos todos os dias sem perceber o que estamos olhando.

Para chegar a esse produto final, o projeto realizou inicialmente o workshop Novos Olhares, que buscava trazer através da fotografia criar uma nova percepção no olhar. O workshop foi ministrado por diversos fotógrafos e artistas visuais, como o artista visual Tom Lisboa e o fotografo Mauro Bonfim. Ao final do workshop, os participantes foram a campo, e com essa nova percepção, fotografaram seu bairro. Foi feito uma seleção destas fotografias, e estas estão expostas no mercado. As fotos ficam espalhadas por todo o piso do mercado, e os freqüentadores podem ver sob um olhar diferente o seu bairro. E o publico também participa da exposição, pois eles podem votar na sua foto preferida, e as duas mais votadas virarão cartões postais, que o projeto irá distribuir no bairro.

A exposição continua até o dia 29 de outubro, dia em que também  será finalizada a votação, e serão divulgadas as duas fotos selecionadas para os cartões postais. Para conhecer é só ir até o mercado, que fica na avenida Marechal Tito, 567.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o blog http://novoolharmesmolugar.blogspot.com/. Você também pode ver a exposição virtual feita no blog, que contém todas as fotos expostas no mercado.