02 junho, 2009

BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE – TEMÁTICA EM CULTURA POPULAR


BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE – TEMÁTICA EM CULTURA POPULAR
Rua Paulo Eiró, 525 – junto Pça. Floriano Peixoto–Sto Amaro
Tel: 5687-0408 – E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br


PROGRAMAÇÃO GRATUITA– JUNHO DE 2009


O DIA EM QUE SANTO AMARO VIROU ASSARÉ, O CORETO VIROU NINHO E CEM PATATIVAS CANTARAM NA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO

A Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular prepara uma série de ações que remetem ao conhecimento, à reflexão e a manifestação da obra de Patativa de Assaré, no ano em ele completaria 100 anos; poeta popular por excelência que escreveu e divulgou a sabedoria do sertanejo, a exploração dos oprimidos e a força da natureza com uma intensidade que se tornou referência da literatura oral no Brasil.
A vida e a obra de Patativa serão mostradas em documentários e exposições , divulgadas em oficinas de cordel e cantadas por um coral infanto juvenil. Cerca de 4.500 alunos de 4 escolas públicas da região vão conhecer e experimentar a cultura popular em visitas monitoradas à biblioteca além de terem despertadas suas vocações artístico-literárias a partir da rica obra de Patativa de Assaré.
As visitas monitoradas aconteceram entre maio e junho e cada escola organizou 25 alunos que integrarão o coral de 100 vozes representando os 100 anos de Patativa. Será um coral performático que cantará e declamará Patativa de Assaré usando figurino e adereços baseados nos trajes típicos usados pelo poeta cearense e se apresentarão no centenário coreto da Praça Floriano Peixoto, que será transformado em um ninho estilizado para abrigar os 100 patativas que sairão em "voo-cortejo" do estacionamento da Biblioteca Belmonte na Rua Paulo Eiró até a Praça Floriano Peixoto no dia 24 de junho, às 14h.

Visagens visões comuns, visões sublimes.
Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca – De 2ª. a 6ª. feira das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h.

Quinta dos contos
As contadoras Andréa de Sousa e Iracy Vivan narram um repertório especialmente escolhido e preparado para valorizar datas referenciadas nas agendas estudantis.
As contações acontecem às 5ªs feiras e são direcionadas para o público infanto-juvenil.

04/06 às 09h30 – Terra fértil – Dia Internacional das Crianças na Escola
18/06 às 14h00 – Sashimi com Baião de Dois - Dia do Imigrante Japonês
25/06 às 09h30 – Arraial Literário - Festas juninas


Roda de leitura em parceria com a Fundação DIXTAL criadora do Programa "Um milhão de rodas"

Encontros para leituras compartilhadas acontecem em volta de um grande tapete redondo, a mediadora de leitura Andréa de Sousa conduz 12 leitores que após a escolha de um título, revezam-se na leitura e comentário da obra.
Aberto para adolescentes. Inscrições com Iracy ou Maria Luiza pelo telefone: 5687-0408 / 5691-0433. Sábados das 11h00 às 12h20

Oficina de Xilogravura

Oficina voltada para todos os interessados em xilogravura, manifestação artística comum no Nordeste e estreitamente ligada à literatura de cordel. Ministrada pelo artista Valter Eduardo, autor de diversos folhetos e capas de livros e também expositor. A oficina terá aulas teóricas e práticas.
Para maiores de 14 anos. Às 4ªs. feiras das 14h às 17h

Oficina de quadrinhos em Xilogravura

A partir do projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas iniciado em 2006 “FanZines nas Zonas de Sampa” esta oficina leva ao público infantil uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. A oficina terá aulas teóricas e práticas. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas. Aos sábados das 9h às 12h

Oficina de Teatro Vocacional
Teatro para jovens a partir de 14 anos. Inscrições na Biblioteca. 6as. e sábados, das 13h às 16h.

Dias 9 e 23/06 às 9h e às 14 h: Oficinas de Cordel
Através de metodologia participativa, o poeta Moreira de Acopiara, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, introduzirá os participantes ao universo do Cordel, para que compreendam o que é rima, métrica e oração. Moreira falará também sobre a chegada desse gênero literário no Brasil e as principais contribuições do mestre Patativa do Assaré.

Dia 24/06, 4ª. feira às 14 h: ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE
Encontro Junino buscando a ambiência comunitária e característica de uma festa junina. Nesta ano a festa será incluída nas programações que homenageiam o Centenário de Patativa do Assaré. (ver roteiro acima)

Dia 26/06, 6ª. feira às 14h: Espaço Gourmet: delícias da oralidade junina

Em um restaurante estilizado, com motivos juninos, na sala de contos Iracy Vivan e Andréa de Sousa recebem o público dos Projetos CIEJA, EJA e MOVA para um cardápio muito especial; entrada: salada de cantigas de São João; prato principal: escondidinho de simpatias; sobremesa: canjica de adivinhas. Essa degustação literária estimula os saberes do público e aguça o apetite pela cultura popular

Dia 27/06, sábado às 16h: Sarau Sertanejo - Com grupos de viola caipira e cantoria

No tradicional sarau o publico canta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. O evento acontece tradicionalmente no último sábado de cada mês. no Auditório Kiyomi Oba.

Visitas monitoradas – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408