06 setembro, 2008

Lixoarte promove saída para a Cachoeira no Morro Doce

Queremos comunicar a todos que está marcado para este sábado, 06/09, a nossa saída para a Cachoeira no Morro Doce. O horário e local de encontro ficaram marcados no Tendal as 10:00 hs, tolerância de 30 minutos e depois nós saímos, para que todos possamos aproveitar bem o dia. Para essa saída, vamos pensar o seguinte:

Sobre transporte: os ônibus que podemos tomar são 8622/10 Morro Doce, que passa na rua Guaicurus ao lado do Tendal, e depois nós descermos próximo de casa e tomarmos uma lotação, ou caminharmos até a rua 12 de outubro e tomarmos a lotação 8013 Terminal Jd. Britânia, e depois de lá tomar a lotação Morro Doce. Não é um trajeto muito longo, ambas as conduções devem levar 40 minutos no máximo, mas a lotação pode ser mais confortável e direta. Por isso temos que ser pontuais: se todos chegarem cedo podemos aproveitar as integrações e só pagar uma passagem. O retorno será pelos mesmos transportes e está previsto para 18:30.

Sobre vestuário: apesar de estarmos no inverno, é provável que faça um sol forte e quente, mesmo que lá seja alto e fechado pelas árvores o ideal é ir com roupas leves, soltas e que possa sujar, roupa de casa mesmo, porquê pelo tempo que está é capaz de ter barro e nós temos de descer um morro até chegar no vale das águas, então um tênis p/ trilhas ou uma sandália que fique bem firme no pé é o ideal para que não estoure ou venha a se perder por algum motivo. Quem sair de manhã de casa e estiver frio, pode trazer as roupas dentro da mochila e se trocar lá em casa mesmo.

Sobre alimentação: é importante saber que uma hora vai bater uma fominha, então sugiro que tragam de casa lanches e refrescos de sua preferência, coisas leves e que não façam muita sujeira. Próximo do Tendal tem um supermercado então quem quiser pode ir lá rapidinho e comprar algo. Depois da pesquisa nós podemos dar uma passada em casa para descansar, comer um pouco e discutir sobre o que vimos.

Sobre o local: pelo horário que pretendemos chegar lá, algo por volta de umas 12:00 hs, talvez, possa ter algum morador vizinho fazendo um “churrasco,” então vai ter garrafa de bebida espalhada no mato e até dentro da água. Uma vez levamos uma criançada que nós demos aula próximo de lá e uma delas cortou o pé com uma garrafa de Dreher que estava quebrada dentro da água; foi uma situação chata, mas isso não nos atrapalhou e continuamos fazendo as nossas pesquisas. Nós estamos a lazer e trabalho, eles também estão lá, se divertindo do jeito deles, na boa. Levem alguns sacos plásticos, pode ser de supermercado mesmo, para depositar dentro todo o lixo que for fruto de nossa ida para lá: nossa idéia é fazer uma conscientização ambiental p/ os freqüentadores daquele espaço, e vocês verão a quantidade de lixo que existe no local e que será necessário mais uma ida até lá para uma conscientização efetiva. Por favor não esqueçam de levar máquina fotográfica, gravador de som, o que quiser para registrar. A idéia é essa: além de registro mental, também material e que contribua para futuras pesquisas e exposições.

Sobre pessoal, podem trazer quem vocês quiserem: família, parente, amigo, colega de trabalho não importa, só falar sobre as condições descritas. Só isso meus queridos...vamos aproveitar dessa saída pois é uma sensação única poder compartilhar idéias com outras pessoas e estar em contato com uma natureza um tanto invadida, mas também intocadas pelo homem.

Quem precisar entrar em contato é só ligar: 7618-1299 e 8997-5384 (Daniel SCENE & Lady NEGGER).